Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009

Halloween - O Fim de Um Ciclo

Shamhaine, samhaine, shamhna, halloween têm origem da palavra gaélica saven ou souêin, que significa fim de um ciclo. Os celtas acreditavam que nessa época do ano abria-se uma ponte entre o mundo dos vivos e o dos mortos, entre vários planos e dimensões, para o intercâmbio de experiências.

Os sacerdotes e sacerdotisas que não eram druidas eram chamados de samethoi ou samethos. Eles ajudavam, nessa época, servindo às divindades dos mundos dos mortos e à comunicação entre os ancestrais e os chefes dos clãs. Assim, os ancestrais eram informados sobre os problemas ou conquistas de seus familiares, podendo dar conselhos e ajuda.

O shamhaine iniciava em 31 de outubro e terminava em 2 de novembro, representando o fim do ciclo de vida produtiva da Mãe Natureza, onde tudo que foi plantado foi colhido e os filhotes foram criados, começando o planejamento e preparação no novo ciclo que viria com a primavera.

No início do shamhaine, a Deusa Anciã, Senhora da Magia, Senhora dos Mundos Subterrâneos, Dona do Caldeirão de Transmutação, assumia o poder. Nessa época de transição, todas as criaturas do mundo podiam se comunicar e no fim de três dias, o portal fechava-se, retornando tudo ao normal.

Na religião cristã, esse período não foi abolido. No dia 31 de outubro, temos o Ano-Novo ou a Festa das Bruxas e no dia 2 de Novembro, o Dia de Finados. Em muitos lugares do mundo esse período era dedicado a visitas aos túmulos, celebrado com banquetes junto aos
mortos e missas para as almas dos que partiram.

A festa de halloween contém muitos simbolismos, como as figuras de fadas, duendes, mortos em contato com o mundo dos homens. No dia 31 de outubro, as fadas e outros seres dos mundos subterrâneos perturbavam as pessoas e assustavam os animais. Era comum acender lanternas feitas com abóboras e deixar oferendas nos bosques para acalmar os espíritos das florestas. As abóboras são símbolos da vida (útero e fecundidade feminina). A cor laranja representa o bem-estar físico e mental, e os doces que as crianças pedem nesse dia representam as oferendas aos espíritos da natureza ou elementais dos bosques.

Com todo o seu simbolismo, a figura da bruxa representa a Deusa Anciã, a Velha, a Sábia com seus cabelos brancos. Sua roupa é preta, pois representa a cor do mundo dos mortos e da Mãe Terra, que dá a vida. Seus animais são:

- Corvo: mensageiro dos deuses e sabedoria.

- Coruja: ligação entre o mundo da luz e das trevas e conhecimento dos dois.

- Gato preto: símbolo da energia feminina, mãe e protetora do lar.

- Morcego: perfeito senso de direção e imortalidade.

- Sapo: eterna mudança e fertilidade.

- Serpente: renovação permanente do Universo, representação do cosmo.

Para os celtas, a Deusa era o eterno princípio da vida e o Deus a renovação, pois nascia, crescia, fertilizava a terra, morria e renascia. No período de shamhaine, o Deus descia ao mundo subterrâneo, tornando-se o Deus da Morte, Senhor de Tudo que Era Oculto e Misterioso, deixando a Deusa Anciã viúva. Ao mesmo tempo que absorvia para si a semente que não ia nascer, tornando-
se túmulo, a Deusa Anciã acolhia a semente que iria brotar, tornando a terra fértil.

A época de shamhaine é de festa e alegria, mas também de momentos de reflexão e avaliação de experiências do passado, balanço e cuidados do que semeamos, o que colhemos, onde erramos e o que vamos plantar no próximo ciclo.


Marina Yurkin é parapsicóloga, terapeuta holística, bacharel em metafísica, professora e pesquisadora.
publicado por Tiquinha às 17:56

link do post | comentar | favorito
 O que é? |  O que é?

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. BENÇÃO DOS ELEMENTAIS AO ...

. Elemento Ar ( Silfos e Sí...

. Feliz Imbolc!

. ESTRAGÃO

. DICA DA BRUXA

. Isso se Chama Coragem....

. As Bruxas........

.arquivos

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Agosto 2011

. Junho 2010

. Outubro 2009

. Setembro 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds